O projeto-piloto ManEEle “Manuais Escolares Eletrónicos”, é uma iniciativa promovida pela Direção de Serviços do Alentejo da DGESTE, Ministério da Educação e Ciência, que está a ser implementado no Agrupamento de Escolas de Cuba e no de Agrupamento de Escolas de Vila Viçosa.
A escola do século XXI está equipada com infraestruturas tecnológicas, mas ainda pratica uma didática ancorada em métodos antigos. E é aqui que o suporte poderá fazer a diferença, pois o seu manuseamento é próximo do livro, mas ao mesmo tempo tem todo o poder da multimédia. No entanto, a introdução de um suporte deste tipo só poderá ser efetivamente um fator de mudança se for alicerçado em conteúdos e, neste projeto, os conteúdos a estudar são prioritariamente os manuais escolares. Entendemos que a integração dos tablets na vida escolar deve ser feita por via da sua utilização principal como dispositivo mediador dos manuais escolares digitais, ou seja, atribuir desde o início ao conteúdo a razão de ser do uso do dispositivo.
Este projeto-piloto procura assim testar uma solução de utilização alternativa e expandida do manual escolar eletrónico na sala de aula, através da pilotagem de diversas variáveis e vai decorrer durante todo o 3º ciclo de escolaridade em Cuba e no Ensino Secundário em Vila Viçosa.
Este projeto-piloto tem como objetivos: