Alunos carregam livros no ‘tablet’

O Agrupamento de Escolas de Cuba iniciou ontem um projeto-piloto que permite aos alunos utilizarem manuais escolares em formato digital. Os estudantes do 7º ano têm agora um dispositivo (tablet), que substitui a velha mochila e onde estão sempre disponíveis os livros das várias disciplinas.

A ideia partiu do Ministério da Educação, que, através da Direção Geral de Estabelecimentos Escolares – Direção Regional de Serviços do Alentejo, revela que tem vindo a trabalhar "no sentido de testar uma solução que permita aos alunos utilizar os manuais em formato digital". As vantagens dizem estar sobretudo na redução do peso carregado pelas crianças e na redução dos custos dos manuais, pois em formato digital são mais baratos que no formato tradicional.

Este projeto visa ainda usar a tecnologia dos ‘tablets’ "como instrumento de comunicação e monitorização do percurso escolar, a desmaterialização e a eficácia no ato de comunicar entre a escola e os outros agentes educativos", diz a tutela. Uma turma do ensino profissional, de Vila Viçosa, também está inserida neste projeto.

fonte: correio da manhã (http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/nacional/ensino/alunos-carregam-livros-no-tablet)

Select